Empresas de engenharia se unem para criar robô gigante capaz de imprimir edifícios em 3D
Uma empresa de arquitetura e outra de concreto uniram-se para desenvolver um robô que pode imprimir, em 3D, edifícios em escala comercial.
A empresa de arquitetura fez uma parceria com a Skanska, produtora de concreto, para desenvolver uma técnica comercial para a criação de edifícios 3D-impressos.
Eles trabalham para criarem o primeiro robô de impressão em concreto do mundo, dentro de 18 meses, através de uma colaboração com a Universidade de Loughborough.
O robô iria imprimir usando concreto de alto desempenho, construindo camada após camada do material para criar estruturas habitáveis, economizando tempo para produzir locais seguros em vista das construções tradicionais.
Experiências isoladas com o uso de impressão 3D para criar edifícios de grande escala já foram feitas, mas não foram transformadas em um processo comercial.
“Impressão 3D de concreto, quando combinado com um tipo de centro de pré-fabricação móvel, tem o potencial de reduzir o tempo necessário para criar elementos complexos de edifícios de semanas para horas. Esperamos atingir um nível de qualidade e eficiência que nunca foi visto antes na construção,” disse um responsável pela empresa Skanska .
Fonte: Mirror