Empresa cria dispositivo que brilha caso a água contenha urina ou fezes
Uma empresa do Texas criou um dispositivo que consegue detectar resíduos de urina em líquidos facilmente. adiciona íons de zinco na água que, em seguida, brilha se a urina ou as fezes estiver presente na amostra.
A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da Texas A & M University, liderados por Vladislav Yakovlev. O aparelho funciona detectando uma substância química chamada urobilin. Ela é um subproduto liberado na urina e nas fezes de muitos mamíferos, incluindo os seres humanos e animais, como vacas, cavalos e porcos.
Quando misturadas com íons de zinco, as moléculas do urobilin formam um composto fosforescente que brilha em tom verde sob uma luz ultravioleta. Mas pode haver emissão fraca da iluminação, causada por baixas concentrações do composto.
Yakovlev e sua equipe estão trabalhando para comercializar a tecnologia, que pode também ser utilizada para a detecção de outros tipos de compostos tóxicos, em ambos os líquidos e gases, sendo interessante para aplicações antiterroristas por exemplo.
Fonte: DailyMail