Cientistas criam sistema que permite produzir energia usando vaso sanitário
O protótipo de vaso sanitário que gera eletricidade “eternamente,” através de urina, foi lançado próximo a um bar de uma universidade.
Os cientistas por trás da invenção esperam que ela possa ser usada por agências de ajuda humanitária em zonas de desastre, para fornecer a eletricidade que muito necessária para os campos de refugiados.
A tecnologia utiliza-se dos micróbios que se alimentam de urina, presentes nos banheiros, criando uma energia bioquímica que pode ser transformada em eletricidade, que é armazenada em pilhas.
O protótipo é o resultado de uma parceria entre pesquisadores da University of the West of England, na Inglaterra, e da Oxfam International, uma confederação de 13 organizações e mais de 3.000 parceiros, que atua em mais de 100 países na busca de soluções para o problema da pobreza e da injustiça através de campanhas, programas de desenvolvimento e ações emergenciais.
A equipa de pesquisa foi liderada pelo Professor Ioannis Ieropoulos, do Laboratório de Robótica de Bristol em UWE Bristol, que é um especialista em aproveitamento de energia a partir de fontes incomuns usando células de combustível microbianas.
Fonte: Daily Mail