Veja 7 dicas que vão te ajudar a manter o cérebro jovem e sem perda de memória
Certamente, em algum momento da vida, você se deparou com pequenos esquecimentos que trouxeram prejuízos para sua vida, não é mesmo?
Seja o nome de uma pessoa, ou uma tarefa a ser cumprida, o fato é que com o passar dos anos, o nosso cérebro vai encontrando dificuldades em memorizar tudo o que
percebemos. Com isso, podemos afirmar que a perda de memória está diretamente ligada ao envelhecimento.
Apesar de ser algo praticamente inevitável, existem algumas coisas que podem retardar o processo de perda de memória, é o que aponta Amanda Gardner da Time, sugerindo 7 truques que podem ajudar e muito no fortalecimento de nossa memória:
1- Escreva:
Estudos afirmam que quando escrevemos à mão, aprendemos com mais facilidade. Se a letra for cursiva então, ai é que o resultado é ainda maior.
O fato de escrevermos à mão contribui para o processo de consolidação da memória, visto que nos obriga a processarmos a informação escrita.
2- Dance:
Uma pesquisa realizada com idosos apontou que aqueles que se dedicavam à dança, de 3 a 4 vezes por semana, apresentavam chances 75% menores de desenvolverem demência, quando comparados com aqueles que não dançavam.
Isto acontece devido ao fato de que a dança é uma atividade aeróbica, sendo capaz de melhorar o fluxo sanguíneo até o cérebro.
3- Faça atividades domésticas
Lavar, passar, cozinha, tudo isso é algo perturbador, não é mesmo¿
Mas de acordo com alguns estudiosos, essas funções podem contribuir para a proteção contra doenças degenerativas.
Na verdade, muitas pessoas não praticam atividades físicas, e essas pequenas atividades realizadas em casa contribuem para suprir a falta de exercícios dos quais o nosso corpo precisa para se manter saudável.
4- Seja uma pessoa social
Se envolver com atividades sociais, pode ser uma boa alternativa para atrasar a perda da memória.
Estudos realizados pela Universidade de Wisconsin indicam que idosos mais desenvolvidos socialmente possuem melhores resultados em testagens que mediam suas memórias e velocidade de processamento mental.
5- Não lhe imponha limites
Em qualquer tipo de desafio que nos depararmos, devemos sempre nos empenhar ao máximo, tentar ir além do que somos capazes.
6- Descanse
Dormir entre 7 e 8 horas por noite contribui para o prolongamento da nossa vida.
Até mesmo aquela soneca do dia pode ter uma influência positiva sobre nossa memória.
7- Jogue
Uma pesquisa realizada por estudiosos franceses indica que pessoas adeptas ao jogo (xadrez, dama, entre outros) apresentam risco 15% menor de desenvolver alguma demência, comparando-os com aqueles que não se interessam pela atividade.
O jogo contribui para a formação de um reservatório cognitivo, retardando problemas que possam surgir com o envelhecimento.
Fonte: Mega Curioso