Ser feliz demais pode causar ataque cardíaco, afirmam cientistas
Um novo estudo descobriu que ser feliz demais pode provocar um ataque cardíaco.
Os cientistas descobriram que o estresse emocional extremo a partir da “alegria” pode causar o enfraquecimento potencialmente fatal do coração.
A nova descoberta veio depois que os pesquisadores analisaram dados de 1.750 pacientes diagnosticados com Síndrome de Takotsubo (ou TTS) em nove países.
A condição foi diagnosticada na década de 1990 e ocorre tipicamente após episódios como a morte de um cônjuge ou de seus pais, o fim de um relacionamento ou no caso de ser diagnosticado com câncer, por exemplo.
20 dos 485 pacientes que sofreram com a síndrome tiveram o dano cardíaco desencadeado por ocasiões felizes, incluindo uma festa de aniversário, casamento, celebração surpresa, o nascimento de um neto ou quando seu time favorito ganhou um jogo importante. Já com os outros pacientes, o dano se deveu a episódios tristes.
Dra. Jelena Ghadri, do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça – onde o primeiro registro TTS do mundo se baseou – afirmou que a doença também pode ser precedida por emoções positivas.
Os pacientes com a anomalia são propensos a terem dores no peito e falta de ar, além do risco de um ataque cardíaco potencialmente fatal.
Um dado chamou a atenção: 95% das vítimas do TTS (seja por motivos tristes ou felizes) eram mulheres. A idade média do grupo “triste” era de 65 anos e a do grupo “feliz” de 71. Os resultados foram publicados no “European Heart Journal”.
Fonte: Mirror