Saiba quais alimentos não devemos comer antes de dormir
Quem se alimenta de maneira errada antes de dormir, pode sofrer com uma má noite de sono, acarretando posteriormente em um dia estressante. Estudos afirmam que existe uma relação real entre os alimentos e uma boa noite de sono.
De acordo com a Dra. Kelly Glazer Baron, neurologista e especialista em sono na Escola de Medicina da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, existem alimentos que promovem ou inibem o sono. Além disso, a falta ou excesso dele pode acarretar em ganho de peso.
Claro que casos mais sérios, como a insônia, necessitam ser tratados com o acompanhamento de um especialista. Mesmo assim, há pessoas que passam por esse tipo de problema com menos frequência, e podem conseguir resolvê-lo mudando seus hábitos alimentares.
Abaixo listamos alguns alimentos que podem atrapalhar sua noite de sono. Confira e veja os motivos:
Café
Todos sabemos que não se deve tomar café depois das 22 horas, a não ser que precise trabalhar na madrugada. Mas é bom salientar que a cafeína ingerida no fim da tarde pode atrapalhar o sono da noite. Especialistas recomendam tomar café até o início da tarde, já que a substância demora algumas horas para sair do organismo.
Chocolate
O chocolate deve ser ingerido com moderação no período noturno. Ele também contém cafeína, mudando a quantidade da substância dependendo da marca. Mas se você comer apenas um ou dois pedacinhos de uma barra, não terá problemas para dormir.
Bebidas alcoólicas
De acordo com a Dra. Kelly Baron, o álcool é a droga mais usada para dormir, mas esse hábito não traz qualquer benefício para o organismo. Mesmo trazendo a sensação de moleza no corpo, ele pode interromper alguns estágios do sono. A especialista diz que a bebida pode ajudar a pegar no sono, mas a segunda parte da noite poderá sofrer com interrupções.
Alimentos gordurosos
Quem gosta de comer pizza, hambúrguer ou batatas-fritas na hora de jantar, poderá sofrer para dormir. Além de ser prejudicial para o coração, os alimentos gordurosos alteram a rotina do sono.
Carne vermelha
A carne vermelha possui muita quantidade de proteína, e isso faz com que haja dificuldade na digestão, já que elas são mais difíceis de serem quebradas do que outros nutrientes. Assim, o corpo trabalha durante a noite, o que pode interromper o sono.
Comidas apimentadas
Alimentos mais apimentados podem causar azia em quem os ingere antes de dormir. Além disso, especialistas que realizaram testes com este tipo de produto, perceberam que, nas noites em que uma pessoa consome pratos condimentados, ela sente mais dificuldade para cair no sono. Os pesquisadores acreditam que a mudança de temperatura do corpo, devido à ingestão da pimenta, pode atrapalhar o cérebro e consequentemente afetar no sono.
Água
A água é uma das coisas que dificilmente atrapalham o organismo, mas exagerar no seu consumo na hora de dormir pode ser prejudicial. Isso porque quem bebe muita água antes de se deitar, terá problemas, já que precisará fazer aquelas famosas “visitinhas” ao banheiro durante a madrugada. O recomendado é que diminua-se a ingestão de líquidos duas horas antes de dormir.
Fonte: MegaCurioso