Saiba o que acontece com o seu corpo algumas horas depois que você passa esmalte
Existem algumas substâncias químicas nos esmaltes que podem ser perigosas para a nossa saúde. Algumas pesquisas mostram que estes produtos são mais prejudiciais do que imaginamos.
Um estudo realizado pela Universidade Duke, EUA, e pela Environmental Working Group, organização sem fins lucrativos dedicada à proteção da saúde humana e do meio ambiente, sugere que absorvemos pelo menos uma substância química com potencial para afetar nossos hormônios cada vez que usamos esmalte.
A pesquisa foi feita com uma amostra de 24 mulheres, que usaram esmalte com substâncias tóxicas a fim de se detectar os sinais destes no organismo. Os resultados apontaram que 100% delas apresentaram sinais de fosfato de trifenilo apenas 10 horas depois da aplicação do produto.
Isso poderia significar que até 20% dos esmaltes vendidos no mercado possuem um produto químico perigoso que não vem especificado nos rótulos. Um deles é o fosfato de trifenil (ou TPHP), que perturba o sistema endócrino dos seres humanos, área que controla todos os nossos hormônios.
A substância é especialmente prejudicial para as mulheres jovens que utilizam o produto regularmente, já que o desenvolvimento hormonal saudável é essencial para o crescimento.
O trifenil fosfato é conhecido por ser uma neurotoxina (que possui efeitos no desenvolvimento), irritante da pele e alérgeno, entre outras ameaças à saúde.
Ele perturba o sistema endócrino e pode afetar a regulação hormonal, o metabolismo, a reprodução e o desenvolvimento.
Outras toxinas que ameaçam a saúde encontradas nos esmaltes são:
O formaldeído: um agente cancerígeno que pode produzir sintomas como comichão na garganta, asma e falta de ar.
O tolueno: que pode ocasionar problemas no desenvolvimento das crianças. Além disso, pode causar irritação na pele.
O dibutilftalato: que pode gerar distúrbios hormonais e toxinas que causam problemas na saúde reprodutiva.
Existem algumas indústrias que criaram alternativas naturais que não oferecem os mesmos riscos de alergias, câncer e distúrbios hormonais. São vegetarianos e feitos à base de água, sem produtos químicos tóxicos.
Fonte: Labioguia