Sabe o que significa circuncisão masculina?
Você sabe o que é circuncisão masculina? Ele é uma prática realizada há mais de 15 mil anos em diversas culturas do mundo inteiro e por diversos motivos, sejam eles étnicos, religiosos ou médicos. Ela pode ser realizada em bebês, jovens e adultos.
Esse procedimento é comumente realizado por médicos no segundo dia do nascimento dos bebês. No caso dos jovens ou dos adultos, ele é mais arriscado e pode ser recomendado a fim de ajudar na cura de infecções no órgão ou no tratamento da fimose, condição em que o homem não consegue encolher a pele do pênis.
A circuncisão caracteriza-se, basicamente, pela remoção da pele sobressalente que cobre a glande, “cabeça do pênis”. Ela pode ser realizada através de uma cirurgia ou pela interrupção da circulação do sangue na região. Assim, a pele excedente morre e cai sozinha.
O procedimento cirúrgico dura entre 5 e 10 minutos nos recém-nascidos e aproximadamente uma hora nos adultos. Dentro de uma semana o paciente está curado.
Estudos apontam benefícios para a saúde, como, por exemplo, a redução dos riscos de infecções urinárias e uma diminuição nas chances dos homens de se contaminarem com doenças sexualmente transmissíveis, além de prevenir contra o câncer peniano, balanite e balanopostite, inflamações na região.
Até mesmo para as mulheres parceiras de homens circuncisados há um benefício. Isso porque o risco de câncer cervical nelas também reduz.
Mas também existem “pontos contra”. Além de simples dores, infecção na região recém-operada ou mesmo chances de hemorragia, pode haver irritações na glande, diminuição da proteção do órgão contra ferimentos e aumento das chances de inflamação na abertura que leva à uretra.
Há também uma “crença” de que os homens circuncisados tenham menos prazer que os não circuncisados, mas não existem evidências científicas de tal.
Fonte: MegaCurioso