Estudo revela que lavar lençóis semanalmente reduz riscos de doenças “mortais”
Lavar os lençóis muitas vezes pode parecer uma tarefa chata, mas vale à pena. Inclusive para a saúde.
E isso, embora seja comum no Brasil, não é um hábito tão normal para os britânicos, por exemplo. Uma pesquisa da Hammond Furniture revelou que por lá a média é de uma limpeza por ano na roupa de cama.
Só que estudos recentes mostraram que lavar os lençóis com pouca frequência podem elevar riscos à saúde.
De acordo com os pesquisadores, a falta de limpeza pode preparar o terreno para diversas condições mortais, como pneumonia, apendicite e gonorreia.
Os especialistas em sono do Bed Kingdom indicam que o corpo libera fluidos e óleos todas as noites durante o sono, juntamente a milhares de células mortas da pele.
E é exatamente isso que atrai os ácaros da poeira que excretam matéria fecal ligada a surtos de alergia, asma, rinite e exzema.
“Trocar os lençóis diariamente é recomendado para pessoas com essas doenças”, explica Bed Kingdom.
“Os sintomas podem incluir tosse, espirros, erupções cutâneas, coceira nos olhos e coriza. Os ácaros também são um gatilho muito comum para quem sofre de asma. Portanto, é benéfico para o seu conforto e saúde se a roupa de cama for lavada com mais frequência,” complementou Kingdom.
O dermatologista da Cleveland Clinic, Alok Via, explicou que existem mais organismos bacterianos em nossos corpos do que em nossas próprias células. “Quando você deixa as células mortas da pele descansarem em seus lençóis, essas bactérias podem prosperar. Se eles voltarem para a pele, isso pode levar à foliculite”, revelou o especialista.
A transmissão de infecções também foi comprovada através de roupas sujas. Staphylococcus aureus está entre as bactérias mais perigosas porque é mais contagiosa. Ela também está intimamente ligada a problemas de saúde graves, como pneumonia.
Outro risco que as pessoas enfrentam é apendicite, quando bactérias ou parasitas entram no trato digestivo. A Johns Hopkins Medicine explica que isso pode acontecer quando o tubo que une o intestino grosso e o apêndice é bloqueado ou preso por fezes. Se o apêndice estourar, pode levar a “infecções graves e mortais”.
Para evitar que os lençóis se tornem um veículo de transmissão, os especialistas da Bed Kingdom recomendam reservar um tempo para lavar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana.
Um porta-voz do Bed Kingdom disse: “Lavar roupas de cama pode ser visto como uma chatice e uma tarefa árdua para muitos de nós. Como em qualquer tarefa, pode ser fácil procrastinar e deixar para a última hora, mas os possíveis efeitos sobre a saúde são um ótimo motivo para dedicar tempo.”
Ele continuou dizendo: “se você puder secar seus lençóis à luz do sol, isso economizará dinheiro com os custos da secadora, além de matar ainda mais os germes.”
Fonte: Mirror