Estudo afirma que gatos de estimação podem contribuir para que seus donos desenvolvam esquizofrenia
Um estudo constatou que uma criança que cresce com gatos possui maior risco desenvolver doença mental grave futuramente, como a esquizofrenia.
Os especialistas analisaram questionários distribuídos a 2.125 famílias em 1982.
A partir dos dados eles descobriram que 50,6% das pessoas que desenvolveram esquizofrenia possuíam um gato durante a infância.
Os cientistas acreditam que isso se deve a um protozoário que vive em gatos infectados, o Toxoplasma gondii.
Isso porque, ao chegar ao cérebro, o protozoário forma cistos microscópicos, de acordo com o Dr. Edwin Torrey, do Instituto de Pesquisa Médica Stanley. Ele disse que estes cistos podem tornar-se ativos no final da adolescência e causar a doença.
O Toxoplasma gondii também pode levar a abortos espontâneos, transtornos do desenvolvimento fetal, cegueira e até mesmo à morte.
Os pesquisadores sugeriram manter os gatos dentro de casa para que não contraiam o parasita de outros felinos, além de manter as caixas de areia em que esses animais defecam, sempre cobertas, uma vez que o contato com fezes pode contaminar os seres humanos.
A pesquisa, que foi publicada na revista Schizophrenia Research, apresentou resultados como o de dois estudos publicados anteriormente.
Todas as informações são do site DailyMail.
Fonte: DailyMail