Cozinhar em panelas elétricas velhas pode te matar, afirmam especialistas
Slow cookers, antigas panelas elétricas feitos na década de 1970 podem estar envenenando sua comida e poderiam até mesmo matá-lo, de acordo com o que afirmaram especialistas.
O chamado “fogão lento” – aparelho elétrico usado para cozinhar alimentos – mais antigo pode ter níveis não seguros de chumbo. Esse elemento perigoso poderia estar envenenando lentamente cada refeição feita nele, de acordo com os especialistas.
O repórter Bill Gebhardt, da KUTV de Salt Lake City, EUA, realizou uma investigação sobre o teor de chumbo em ferramentas de cozinha e descobriu que 20% desses “fogões” levavam quantidades mensuráveis de chumbo para a comida.
De acordo com o relatório, vasos de cerâmica aquecidos a 26°C liberam 10 vezes mais chumbo em relação a quando estão em temperatura ambiente.
As panelas em questão aquecem a mais de 121°C. Acrescente a isso ingredientes ácidos como vinagre, tomates ou frutas cítricas, que atraem mais chumbo para a comida.
O elemento pode ser perigoso para a sua saúde. De acordo com NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) “a intoxicação por chumbo pode afetar quase todas as partes do corpo, incluindo o sistema nervoso central, rins e órgãos reprodutivos”.
Ela comumente causa fraqueza e desconforto abdominal, e menos frequentemente dor abdominal, vômitos, constipação, anemia, entre outros.
Ainda de acordo com o NHS, “em crianças prejudica o desenvolvimento cognitivo, o que pode levar a dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais. Em níveis muito altos ele pode até mesmo resultar em alucinações, coma, convulsões e morte”.
Pensa-se que tais aparelhos possam lixiviar o chumbo, presente em seu esmalte interior.