Conheça as doenças mais estranhas que podem surgir nos olhos
Não é tão comum se preocupar com a saúde dos olhos. A visão, muitas vezes, começa a ser afetada nas pessoas que não sofrem problemas relacionados a ela apenas na faixa dos 40 anos.
Apesar disso, existem diversos tipos de doenças nos olhos que podem chamar a atenção. Elas causam mutações que deixam as córneas visivelmente alteradas.
Abaixo é possível conferir 10 coisas estranhas que podem ocorrer nos olhos humanos:
HETEROCROMIA
É a diferença na cor de um olho quando comparado ao outro da mesma pessoa. A alteração é hereditária, e é muito comum em gatos e cavalos. Em humanos os casos são raros, e não apresentam complicações na visão. Famosos como Mila Kunis, David Bowie e Kate Bosworth sofrem de heterocromia.
HIPPUS
Ocorre naturalmente quando uma luz é direcionada ao olho da pessoa. A pupila se dilata e contrai em um ritmo reduzido, para se ajustar a um ambiente mais luminoso. O caso é comum entre os humanos. Quando não ocorre, a pessoa deve procurar acompanhamento médico para tratamento. Caso ocorra a Hippus sem a luz, pode significar que o paciente esteja com esclerose múltipla, insuficiência renal, cirrose ou até tumor cerebral.
POLICORIA
Condição extremamente rara. A pessoa fica com duas ou mais pupilas em uma mesma íris. Cada uma é capaz de operar de forma individual.
ESTRELA NO OLHO
Caso praticamente único aconteceu com um homem que se envolveu em uma briga. Ao visitar um médico, foi constatada uma catarata em formato de estrela. Ondas sonoras foram usadas para “quebrar” a catarata, que foi removida e substituída por uma lente artificial.
OLHOS VERMELHOS
O albinismo também afeta os olhos, que podem ficar rosas ou vermelhos com isso. Na verdade a íris fica transparente o suficiente par que os vasos sanguíneos fiquem mais visíveis, criando a cor avermelhada.
SÍNDROME DO OLHO DE GATO
Doença cromossômica muito rara. Surge no nascimento e acompanha a pessoa por toda sua vida. Afeta ainda os rins, coração, ouvidos e ossos.
HEMOLACRIA
Conhecida também como “Chorar sangue”. Em 2009 um garoto chamou a atenção coma condição. Ele foi levado a um hospital onde exames não constataram anormalidades. O jovem continua sofrendo com a condição.
TUMOR OCULAR
Chamado de dermoide do limbo, são normalmente benignos e não geralmente não provocam problemas na visão. Raramente cobrem o centro da córnea.
PARALISIA OCULAR
Em todos os casos o olho perde as funções sensoriais e motoras. A condição é mais comum do que se imagina, sendo sintoma de doenças como diabetes, tumor na glândula pituitária, problemas cardiovasculares e doença arterial periférica.