Anvisa libera venda de medicamento contra a Covid-19
A Anvisa liberou o medicamento Paxlovid para tratamento da Covid-19 no Brasil. Vale lembrar que ele só pode ser vendido com receita médica.
A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou por unanimidade, em circuito deliberativo realizado na última segunda-feira (21/11), a venda do medicamento Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir), que pode ser usado no tratamento da Covid-19. Assim, farmácias e hospitais particulares do país já podem receber o item.
A decisão autoriza que o remédio chegue ao mercado particular com a rotulagem e bula em português de Portugal e em espanhol. Além da aprovação para utilização, o prazo de validade do medicamento aumentou, passando de 12 para 18 meses.
A decisão também prevê que o medicamento seja prioritariamente levado e abastecido ao programa do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a diretora relatora, Meiruze Freitas, a venda no mercado privado vai aumentar a facilidade de acesso ao tratamento da Covid-19. Isso porque o medicamento deve ser tomado dentro de cinco dias após o início dos sintomas, e seu acesso facilitado pode resolver a questão de tempo para encontra-lo.
“O diagnóstico precoce e o tratamento ambulatorial, quando necessário, são importantes para evitar a progressão da doença para casos graves”, disse a diretora. Ela relatou também que o tratamento não substitui a vacinação. “A vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos”, finalizou Meiruze Freitas.
Fonte: GOV