5 riscos que as tatuagens oferecem à saúde
As tatuagens são cada vez mais usadas pelas pessoas, mas elas podem oferecer alguns riscos que muitos desconhecem.
Dra. Marie Leger, dermatologista da “New York University Langone Medical Center”, EUA, está estudando há algum tempo as reações que as tatuagens podem oferecer.
A lista abaixo traz 5 riscos que tais desenhos podem causar a quem os têm.
Confira:
1. Infecções
Isso depende muito das condições higiênicas do estúdio onde a tatuagem foi feita e/ou da falta de cuidado do paciente após a conclusão da imagem. Além disso, infecções também podem ser causadas pela tinta usada no processo. Para evitar problemas sérios fique atento às dores, marcas avermelhadas, irritação e inchaço.
2. Alergia
Pode ser que a pessoa venha a apresentar o quadro mesmo depois de ter feito uma ou mais tatuagens há tempos. Em alguns casos, a pele onde o desenho está feito pode precisar ser removida cirurgicamente.
3. Identificação de doenças
Especialistas alertam que as tatuagens podem atrapalhar na identificação de uma doença de pele, como o câncer, por exemplo. Em 2013, um homem só foi diagnosticado com melanoma após ter a tatuagem removida a laser. A tinta preta havia coberto a mancha causada pela doença.
4. Exposição ao sol
As pessoas tatuadas têm mais chances de sofrer com os riscos da exposição ao sol. Algumas têm coceiras nos locais onde os desenhos estão feitos e sentem que eles se tornam mais salientes quando expostos ao sol.
5. Exames de ressonância magnética
Um jogador de futebol americano que possuía uma tatuagem preta na pele, disse ter passado pela sensação de que a pele estava queimando ao se submeter a um exame de ressonância magnética.
Fonte: MegaCurioso e Livescience