20 alimentos que quem é diabético precisa evitar
O diagnóstico de diabetes é um pouco assustador no início, e a primeira orientação a ser seguida é sobre os alimentos que devem ser evitados.
Normalmente as pessoas evitam as sobremesas e começam a consumir outras alternativas, o problema é que nem sempre elas são saudáveis.
Pensando nisso, trazemos 20 alimentos que não são indicados para quem tem diabetes.
Dá só uma olhadinha:
1. Frutos secos: estes alimentos são desidratados, portanto, têm alta concentração de açúcar. Pessoas com diabetes tipo 2 não devem consumi-los.
2. Arroz branco, pão e farinha: estes alimentos se transformam em açúcar dentro do organismo.
3. Gordura láctea: o leite integral possui mais gordura e aumenta o colesterol ruim (LDL). A gordura desses produtos eleva o risco de doenças cardíacas e a resistência à insulina. Portanto, quem tem diabetes do tipo 2 deve evitar creme de leite, iogurtes, sorvete e queijos.
4. Carne gorda: este alimento é rico em gorduras que elevam o colesterol, inflamando todo o corpo. Em pessoas que são diabéticas a chance de desenvolver problemas cardíacos também aumenta. O ideal é substituir a carne vermelha gorda por frango sem pele, peru ou peixe, por exemplo.
5. Alimentos de padaria: devem ser evitados, pois a grande maioria contém quantidades elevadas de sódio, glúten e gorduras.
6. Frituras: além de serem muito calóricas, são carregadas de óleo e muitas são cobertas de farinha de trigo.
7. Álcool: ele modifica os níveis de açúcar no sangue. Neste caso, consulte seu médico para saber o tipo e a quantidade de bebida que você pode consumir, caso tenha diabetes.
8. Sucos: até mesmo o suco natural pode fazer mal, já que muitas frutas são ricas de frutose (açúcar das frutas), como laranja, mamão, manga e abacaxi (maduro).
9. Doces: são ricos em açúcar e possuem baixo valor nutritivo.
10. Cereal: grande parte dos cereais são carregados de açúcar e substâncias que intoxicam o organismo.
11. Barrinha de cereal: este alimento pode fornecer açúcar e carboidrato, para garantir a energia que promete.
12. Banana e melão: determinadas frutas contêm muita frutose. Para evitar o excesso de açúcar no sangue, é ideal evitar a banana, melão e pêssego, entre outras.
13. Café cappuccino: esse café possui açúcar e leite, e isso é ruim para a saúde, principalmente a dos diabéticos.
14. Carne processada/embutida: estes alimentos são ricos em sódio, e essa substância dobra o risco de ataques cardíacos e derrames, em diabéticos.
15. Smoothie: é uma bebida que contém grande quantidade de açúcar.
16. Comida chinesa: geralmente contém muitas calorias. Possui muita gordura, muito sódio e hidrato de carbono, e isso pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.
17. Água aromatizada: este é um alimento carregado de açúcar.
18. Pizza congelada: este é um tipo de alimento muito calórico, o que provoca aumento de açúcar no sangue.
19. Nachos mexicanos: são alimentos calóricos, uma porção pode ter 830 calorias, 59 gramas de gordura e 39 hidratos de carbono.
20. Hambúrguer: é um alimento rico em gordura saturada, que eleva o colesterol.