Tempestade solar pode lançar ventos solares de 3 milhões de km/h na Terra amanhã
Uma tempestade solar proveniente de um buraco ‘semelhante a um desfiladeiro’ na atmosfera do sol pode lançar ventos solares de 3 milhões de quilômetros por hora na Terra nesta quinta-feira (01/12).
Tal fenômeno pode causar estragos em redes de energia e em satélites.
Uma cavidade “semelhante a um desfiladeiro” na atmosfera do Sol, conhecida como buraco coronal, lançará uma tempestade solar em direção ao nosso planeta.
De acordo com especialistas, o vento solar – um fluxo contínuo de partículas carregadas – pode ser emitido do buraco e seguir em direção à Terra a velocidades impressionantes de até 3 milhões de quilômetros por hora.
A preocupação é que a tempestade solar possa causar flutuações na rede elétrica e irregularidades na orientação de espaçonaves.
Buraco foi detectado na segunda-feira
De acordo com o Space Weather Live, o buraco foi detectado na segunda-feira (28/11) e a tempestade resultante disso pode atingir a Terra no dia 1º de dezembro.
Ele disse que o buraco coronal transequatorial foi “detectado em uma posição em direção à Terra,.
O site Spaceweather.com classificou a tempestade solar como ‘G1’ (em uma escala de um a cinco), por isso é considerada relativamente baixa, embora ainda possa causar flutuações na rede elétrica e problemas nos satélites.
Um estudo de 2021 realizado por um cientista da Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos, descobriu que a internet pode ficar paralisada por semanas por causa de uma possível e forte tempestade solar, devido a vulnerabilidades na enorme rede mundial de cabos submarinos de comunicação.
De acordo com os astrofísicos, a probabilidade de que uma tempestade solar seja capaz de causar perturbações catastróficas nos próximos 10 anos é de 1,6 a 12%.
Fonte: DailyMail