Tartaruga completa 190 anos comemorando como o animal vivo mais antigo do mundo
Uma tartaruga comemorou seus 190 anos de vida, o que lhe permite ser o animal vivo mais antigo do planeta Terra.
Jonathan, a tartaruga, tem mais de um metro de comprimento e vive na ilha de Santa Helena, no Pacífico Sul.
A tartaruga recebeu uma bela festa, com três dias de duração.
O réptil idoso, que está cego, chegou ao local das Seychelles em 1882, quando tinha cerca de 50 anos.
Jonathan foi dado de presente ao então governador, William Grey-Wilson, e vive na mansão Plantation House, onde o atual governador Nigel Phillips reside. Ele viu 31 governadores irem e virem em seu tempo na ilha.
A idade estimada de Jonathan foi confirmada quando uma fotografia antiga foi encontrada, tirada entre 1882 e 1886. Jonathan foi visto adulto e pastando no jardim da propriedade.
Ao longo dos anos outras tartarugas gigantes se juntaram a ele – David, Emma e Fred.
Jonathan também detém o recorde de ser o quelônio vivo mais antigo – um termo que une todos os tipos de tartaruga. O recordista anterior era Tu’i Malila, uma tartaruga que morreu com cerca de 188 anos em 1965.
Acredita-se que Jonathan nasceu em algum momento no ano de 1832, mas a data exata não é conhecida. Por isso o governador Phillips atribuiu a ele o aniversário oficial no dia 4 de dezembro.Devido ao seu status, Jonathan foi até imortalizado em selos e uma moeda na ilha. A famosa tartaruga não tem olfato, mas reconhece a voz de seu veterinário, Joe Hollins, que ele associa a comer.
E apesar de sua idade avançada, Jonathan ainda gosta de acasalar com suas companheiras tartarugas, além de dormir ao sol.
Fonte: Mirror