Robô aspirador tira fotos íntimas de mulher no banheiro e posta no Facebook
Um robô aspirados tirou fotos de uma mulher que estava no banheiro e acabou compartilhando as imagens no Facebook.
O robô iRobot Roomba entrou no banheiro e tirou fotos íntimas da mulher antes de compartilhar as imagens em grupos fechados da rede social.
As imagens do robô geralmente sãoencaminhadas para a Scale AI, uma startup de software com funcionários contratados no mundo todo. O trabalho deles é categorizar os dados, que são usados para treinar a inteligência artificial, como o robô aspirador.
Isso os ajuda a mapear com mais precisão os arredores da casa, evitar obstáculos, entender o tamanho de uma sala e adaptar melhor seu padrão de limpeza.
Mas funcionários venezuelanos que tiveram acesso às imagens acabaram compartilhando-as na internet. “As fotos variam em tipo e sensibilidade. A imagem mais íntima que vimos foi a série de fotos de vídeo com a jovem no banheiro, seu rosto borrado na imagem principal, mas não obscurecido na rolagem granulada de fotos’, disse o relatório.
A iRobot disse que a versão de desenvolvimento do Roomba foi encaminhada a funcionários que assinaram contratos reconhecendo que seus dados, incluindo vídeo, seriam enviados à empresa para fins de treinamento.
A empresa também disse que os robôs de limpeza tinham um adesivo verde brilhante de ‘gravação de vídeo em andamento’ e era responsabilidade dos envolvidos ‘remover qualquer coisa que considerem sensível de qualquer espaço em que o robô opere, incluindo crianças’.
Depois que os dados vazados foram encontrados, o CEO da iRobot, Colin Angle, disse ao MIT Technology Review: “a iRobot está encerrando seu relacionamento com o provedor de serviços que vazou as imagens, está investigando ativamente o assunto e [está] tomando medidas para ajudar a evitar um vazamento semelhante por qualquer provedor de serviços no futuro.”
Fonte: DailyMail