Primeiro transplante completo de rosto do mundo é realizado após 27 horas de operação
Um homem sofreu o primeiro transplante completo de rosto do mundo, depois de passar mais de 27 horas em cirurgia.
Uma equipe de 45 médicos, cirurgiões, enfermeiros e anestesistas participaram da operação para reconstruir a parte inferior do rosto de um homem, além de seu pescoço.
Outros especialistas de uma cirurgia de transplante de fígado e de departamentos de plásticas do hospital também foram ajudar no procedimento.
O Hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, na Espanha, disse que foi a cirurgia mais complicada de sua história.
Um porta-voz do hospital disse: “Esta é a primeira vez que um transplante desta complexidade foi realizado no mundo. A evolução do paciente depois da cirurgia foi bem sucedida, semelhante a qualquer paciente de transplante no hospital. Agora ele já está em casa e só vem para o hospital para fazer check-ups de rotina.”
O paciente, um homem de 45 anos que não foi identificado, sofreu a operação em fevereiro.
Ao contrário de operações semelhantes em que o paciente tem características de seu rosto substituídas ou reconstruídas, o mais recente processo foi muito mais invasivo.
Dois terços da parte inferior do rosto do homem foram reconstruídos, incluindo o pescoço, boca, língua e parte de trás da garganta.
Ele sofria de uma condição chamada de malformação arteriovenosa nos últimos 20 anos, provocando uma deformação maciça de seus tecidos faciais.
O hospital disse: “O paciente, devido à evolução da sua doença, teve importantes alterações funcionais, como da visão e da fala, bem como o risco de hemorragia grave, que colocou sua vida em perigo.”
O homem havia sido examinado em vários outros hospitais, incluindo a Mayo Clinic e Harvard Medical School, nos Estados Unidos, que o havia considerado inoperável.
Assim a cirurgia em Barcelona foi sua única opção de tratamento e o homem agora vive uma vida normal.
O primeiro transplante de rosto parcial foi feito por médicos na França, em 2005, em uma mulher que havia sido atacada por seu cachorro.
Fonte: Mirror