Portugal vai devolver riquezas retiradas de suas ex-colônias, e Brasil está na lista
Portugal está prestes a devolver parte das riquezas que foram retiradas de suas ex-colônias, e o Brasil está nessa lista.
O Ministério da Cultura de Portugal planeja, antes, fazer um inventário completo do patrimônio em museus e palácios do país.
O ministro da Cultura do país, Pedro Adão e Silva, promete tratar da devolução às ex-colônias, enviando obras de arte, bens culturais, objetos de culto e até restos mortais e ossadas retiradas das comunidades originais durante os séculos de dominação.
Consciente da polêmica por trás do assunto, Pedro disse que o processo será feito e afirmou que tudo acontecerá com discrição.
A devolução de relíquias e artefatos aos proprietários originais, saqueados ao longo de séculos, tem se tornado cada vez mais comuns na Europa e nos Estados Unidos.
Em agosto, o museu britânico Horniman anunciou que enviaria à Nigéria um total de 72 obras da época do reino do Benim.
Em setembro, a Justiça dos Estados Unidos pediu o envio de 16 tesouros avaliados em 4 milhões de euros, mais de 22 milhões de reais.
Desses itens, cinco pertenciam ao Metropolitan Museum of Art. Os museus na França também já se comprometeram a fazer o mesmo.
Fonte: Carta Capital