Pesquisa garante que parar no semáforo é prejudicial à saúde e pode causar doenças
Uma pesquisa revelou o quanto é prejudicial parar em um semáforo, já que os motoristas chegam a inalar 29 vezes mais a poluição comparada ao fluxo livre.
Pesquisadores da Universidade de Surrey, na Inglaterra, descobriram que os cruzamentos com sinais são os locais de maior poluição, devido ao grupo de veículos juntos, que ao acelerar depois da parada aumentam ainda mais a contaminação do ar.
O doutor Prashant Kumar, da universidade, disse: “A poluição do ar foi recentemente colocada no top 10 dos riscos de saúde enfrentados pelos seres humanos em todo o mundo.”
De acordo com ele, as melhores maneiras de limitar a exposição à poluição são deixar as janelas dos veículos fechadas, manter as ventilações internas do carro desligadas e permanecer a certa distancia do veículo da frente, sempre que possível.
Já os pedestres devem evitar passar pelos locais com grande fluxo de carros parados, como nos semáforos, a fim de diminuir o contato com a poluição.
A poluição do ar pode causar doenças pulmonares e do coração, além de estar ligada a sete milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Fonte: Mirror