Pais identificam através de filme a doença rara que faz filha ter aparência de idosa e que médicos não diagnosticaram
Os pais de uma adolescente descobriram que ela possuía uma condição médica rara, a qual os médicos não haviam conseguido diagnosticar, após assistirem a um filme.
Nihal Bitla, de Bhiwandi, Maharashtra, na Índia, tem apenas 14 anos de idade, mas parece ser uma idosa devido à sua pele enrugada e corpo frágil.
Ela sofre de progeria, uma doença genética rara que culmina no envelhecimento 8 vezes mais rápido que o normal. Mas a condição não foi diagnosticada pelos médicos quando ela era um bebê.
Depois de perceberem que a pele de sua filha de dois meses de vida estava ficando seca e escamosa, seus pais, Devi e Srinivas, a levaram a profissionais a fim de ser examinada.
Porém, os médicos de sua pequena cidade não conseguiram realizar um diagnóstico, e mesmo após ter passado por mais de 20 exames, como contou o pai, não possível saber o que acontecia com ela. “Ela estava crescendo consistentemente fraca e cansada”, relatou Srinivas, e por isso seus pais pensaram que ela não sobreviveria.
“Infelizmente, por causa de nenhum diagnóstico e tratamento adequados, a saúde de Nihal começou a deteriorar-se”, completou.
No entanto, depois que seus pais assistiram ao filme “Paa” – da indústria de cinema de língua hindu “Bollywood” – seus pais notaram que se tratava do mesmo caso da filha. O filme foi estrelado pelo megastar indiano Amitabh Bachchan e tratava de um homem que sofria com a doença.
Depois de reconhecer os mesmos sintomas em Nihal, Devi e Srinivas a levaram ao Instituto Nacional de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Mumbai, mas os médicos disseram-lhes que era tarde para que um tratamento fosse realizado.
O casal foi orientado a entrar em contato com a Fundação de Pesquisa Progeria, localizada em Boston, EUA, que cuida de pessoas com a condição.
Nihal sabe que não poder ser curada e que morrerá em breve, mas disse ter o desejo de que outras pessoas como ela não precisem passar pela mesma situação.
Fonte: Mirror