Nova tendência chinesa é procurar médicos para mudar de voz
Pessoas na China estão passando por uma cirurgia de risco para terem suas vozes mais masculinizadas ou afeminadas.
Operações de voz são as últimas tendências do mercado de cirurgia plástica, e médicos oferecem os procedimentos dizem que a demanda tem aumentado nos últimos anos.
Várias clínicas já oferecem às pessoas a cirurgia – que era tradicionalmente realizada em pacientes submetidos a uma mudança de sexo.
A operação pode levar à perda da voz por completo, ou mesmo uma pneumonia.
Os estudiosos dizem que a crescente popularidade desses procedimentos mostra a pressão que o povo chinês têm sobre os estereótipos de género.
Uma pessoa que passou pela cirurgia é Lu Xiang, de 23 anos, que suportou anos sendo ridicularizado por ter uma voz feminina.
“Por muitos anos, meus colegas zombavam de mim por causa da minha voz, me chamando de maricas,” disse Lu a jornalistas.
Assim, apesar dos riscos potenciais da cirurgia, ele decidiu ir em frente e ter uma operação que faria sua voz ficar mais grave.
Huang Yideng, um médico chinês do Hospital Exército Popular de Libertação, disse que a maioria das pessoas que o procuraram para a cirurgia foram homens como Lu, com uma voz estridente, que queriam mudar para um som mais ‘viril.’
Uma incisão pode ser feita na corda vocal, ou parte dela pode ser queimada com um laser.
Isso faz com que a cicatriz, que endurece a corda, provoque o tom mais alto na voz.
Muitos podem descartar tal cirurgia estética como um sintoma de vaidade, mas alguns estudiosos culpam o fato pela rigidez na aceitação de gênero na China.
Fonte: Daily Mail