Neurocirurgião faz com sucesso transplante de cabeça em macaco e aguarda para realizar procedimento em humanos
Um neurocirurgião afirmou ter realizado com sucesso um transplante de cabeça em um macaco, e agora o especialista se prepara para realizar o procedimento em seres humanos.
Dr. Sergio Canavero, da Itália, revelou que o animal foi submetido ao transplante na província chinesa de Heilongjiang, pela Universidade de Medicina Harbin.
Ele disse que a operação não ocasionou qualquer tipo de lesão neurológica, mas que o primata morreu 20 minutos após a cirurgia por razões éticas.
O médico planeja dar o primeiro transplante de cabeça humana do mundo ao paciente russo Valery Spriridonov, atingido por uma doença que causa perda de massa muscular.
O neurocirurgião ainda disse que o sucesso dos experimentos realizados em tais animais, e também em cadáveres humanos, mostra que seu objetivo de transplantar cabeça de uma pessoa para outro corpo é algo possível.
Segundo relatou o doutor, o procedimento inovador pode se tornar realidade no final de 2017, e poderia ser uma forma de tratar a paralisia completa. A equipe do profissional lançou vídeos e fotos mostrando um macaco com uma cabeça transplantada.
Dr. Canavero disse que precisará de uma grande quantidade de dinheiro para poder financiar a equipe de cirurgiões e cientistas necessários. Ele revelou anteriormente que tem a intenção de pedir ao bilionário Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para ajudar com os gastos.
Um transplante de cabeça bem sucedido foi realizado pela primeira vez em um macaco por Robert J. White, no ano de 1970. Inicialmente, o animal respondeu bem, mas morreu após nove dias porque o corpo rejeitou a parte transplantada.
Fonte: Mirror