Mulher acorda cega após ser lambida no olho por seu gato de estimação
Uma mulher afirma que ficou cega de um olho após seu gato o lamber.
Janese Walters, de Toledo, Ohio, EUA, contou ter acordado cega de seu olho esquerdo após seu gato de estimação a lamber.
Ela buscou ajuda médica e, um mês depois, recebeu a explicação da misteriosa perda de sua visão. Um médico esclareceu que a cegueira de Janese foi causada por uma bactéria chamada Bartonella henselae, supostamente transmitida através da saliva de seu felino.
Cerca de 40% dos gatos possuem a bactéria, mas não apresentam sintomas.
Além de afetar a visão, a doença pode causar problemas no fígado e até mesmo uma meningite, de acordo com Dr. Kris Brickman, médico da Faculdade de Medicina e Ciências da Vida da Universidade de Toledo.
Além disso, ele salientou que, ao termos contato com gatos, devemos lavar as mãos e não podemos permitir ao animal lamber nossas feridas.
Vale ressaltar que uma simples lambida não é sinal de que alguém se infectará. Casos como esse são raros. A maioria dos felinos que vivem como animais de estimação em casa não possuem tal bactéria, ainda mais por serem considerados animais bastante higiênicos.
Fonte: Mirror
Atualização:
Alguns leitores questionaram sobre o entendimento de que a matéria acima estaria fazendo alusão ao abandono animal. O Gadoo em nenhum momento se referiu ao noticiado com este propósito, retratando apenas o ocorrido em um caso atípico.
Vale relembrar que casos como esse são extremamente raros, o que evidencia que os gatos não são uma ameaça para a saúde humana.