Menina de 4 anos nasce com enorme tumor na cabeça é salva graças a apelo na internet
Uma menina de 4 anos de idade nasceu com um tumor extremamente raro e do tamanho de uma bola de futebol em sua cabeça.
Renu, que mora no leste de Uttar Pradesh, Índia, junto dos pais e de seis irmãos, passou anos com o inchaço crescendo e ele chegou a pesar 2,5 quilos.
Caso o tumor tivesse se rompido, já que poderia ter explodido a qualquer momento, a menina teria morrido. De acordo como que sua mãe, Pramila, contou, sua filha nasceu sem o caroço.
Sua família não podia pagar por uma cirurgia para solucionar o problema, uma vez que não tinham condições econômicas. No entanto, graças à ajuda de estranhos, que através de redes sociais postaram imagens com a história da criança, Renu foi salva.
Isso porque Akhilesh Yadav, ministro-chefe do Estado de Uttar Pradesh, tomou conhecimento do caso e providenciou uma operação gratuita.
O tumor raro – com apenas dois casos vistos no mundo inteiro – é conhecido como encefalocele occipital gigante, e foi operado com sucesso por uma equipe de cirurgiões no King George’s Medical University, Lucknow, na Índia.
Ele vinha crescendo (na parte do cérebro que controla a visão) desde que a menina nasceu, de acordo com o Dr. SN Kureel, membro da equipe. O tumor era benigno, mas perigoso, pois poderia se romper à medida que crescia.
O crescimento, que poderia ter se tornado maligno, estava colocando em risco o desenvolvimento da criança. “O principal desafio era tirar o tumor sem danificar um nervo vital que fornece luz para os olhos. Se ele tivesse sido danificado durante o curso da operação, a paciente teria perdido sua visão permanentemente”, afirmou Dr. Kureel.
A menina deverá ser monitorada pelos profissionais por algum tempo. Seu pai, Jhinkant, de 30 anos, disse: “Eu não sei o que a rede social é e como ela funciona. Mas uma coisa que eu sei é que ela ajudou a salvar a vida da minha filha”.
Ele também afirmou não saber quem levou o caso à internet, mas que o ato de compaixão e benevolência restaurou sua fé na humanidade. “Deus abençoe a todos eles”, finalizou o pai.
Fonte: DailyMail