Mattel lança primeira boneca Barbie com síndrome de Down
A Mattel lançou sua primeira boneca Barbie com síndrome de Down.
A empresa de brinquedos Mattel acaba de lançar a sua primeira boneca Barbie com Síndrome de Down, sendo esse um momento importante para a representação na história da marca. A Mattel trabalhou em colaboração com a National Down’s Syndrome Society (NDSS) dos EUA para projetar a boneca, a primeira com deficiência intelectual. A nova boneca fará parte da linha Fashionistas da empresa e está disponível para pré-encomenda a partir de agora.
Para marcar o lançamento histórico, a Mattel uniu-se em uma campanha com a modelo britânica Ellie Goldstein, de 21 anos, que tem a condição. Ellie, modelo da Gucci Beauty e Adidas, foi uma das estrelas da capa da Vogue em maio. Segundo Ellie, a diversidade é importante, pois as pessoas precisam ver mais pessoas como ela no mundo e não serem escondidas.
A Síndrome de Down é uma condição em que as pessoas nascem com um cromossomo extra, levando as pessoas a terem algum nível de deficiência intelectual, bem como certas características físicas. A Mattel trabalhou com a NDSS para garantir que a nova Barbie representasse com precisão as pessoas com Síndrome de Down. Levou-se em consideração ainda que o produto celebrasse a comunidade por meio das roupas e acessórios das bonecas.
Boneca Barbie com síndrome de Down
Guiado pelo NDSS, o colar de pingente rosa da boneca com três chevrons para cima representa as três cópias do 21º cromossomo. Estamos falando do material genético que causa as características associadas à doença. O padrão do vestido da Barbie apresenta borboletas e cores amarelas e azuis, símbolos associados à consciência da Síndrome de Down. Ela também usa órteses rosa nos tornozelos, frequentemente usadas por crianças.
A linha Barbie Fashionistas é a mais inclusiva do mercado, com mais de 175 bonecas com diferentes tons de pele, tipos de corpo e texturas de cabelo. Segundo Lisa McKnight, vice-presidente executiva e diretora global de Barbie e bonecas da Mattel, o objetivo é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, ao mesmo tempo em que as encoraja a brincar com bonecas que não se parecem com elas.
A Associação de Síndrome de Down do Reino Unido elogiou a iniciativa da Mattel. Ela ainda disse que as crianças da comunidade poderão brincar com uma boneca que as representa e a suas vidas.
Fonte: Mirror