Macaca engravida mesmo vivendo há anos solitária em zoológico
Uma macaca engravidou apesar de viver há anos sozinha dentro de um zoológico.
Momo, uma macaca gibão, deu à luz em 2021, o que levou os investigadores do zoológico japonês a uma busca infrutífera para descobrir com quem ela teria se relacionado.
Mas depois de uma investigação de dois anos, um pedaço de cocô revelou quem era o pai.
O ponto de entrada, no entanto, ainda deixa os responsáveis pelo zoológico em choque. Momo residia no Zoológico e Jardim Botânico de Kujukushima, Nagasaki, na época.
A macaca de mãos brancas vivia em uma gaiola com grandes barras revestidas de tela de galinheiro, que a separavam dos machos da porta ao lado.
Independentemente disso, a primata de 12 anos deu à luz um gibão preto de mãos brancas em 2021.
Por meio de um teste de DNA, os pesquisadores analisaram o cocô de quatro candidatos principais para descobrir quem era o amigo íntimo de Momo. No final das pesquisas, descobriu-se que o pai orgulhoso era um gibão ágil de 34 anos chamado Itoh.
Jun Yamano, superintendente do zoológico, disse ao jornal Vice News: “Demoramos dois anos para descobrir porque não conseguimos chegar perto o suficiente para coletar amostras – ela era muito protetora com seu filho”.
Yamano disse que o ponto de contato foi um buraco na parede com nove milímetros de diâmetro. No entanto, os tratadores do zoológico não tinham nenhuma evidência concreta disso.
Yamano disse: “Achamos muito provável que em um dos dias em que Itoh estava no espaço de exibição, eles copularam por um buraco.”
O zoológico agora espera que o casal íntimo possa viver junto.
Yamano disse: “Eles precisam se acostumar um com o outro primeiro. Mas espero que eles vivam juntos como uma família.”
Fonte: TheSun