Homem fica 17 anos preso até polícia encontrar estranho idêntico e com mesmo nome
Um homem que foi preso acusado de assalto a mão armada ficou 17 anos atrás das grades até que polícia encontrou outra pessoas idêntica e de mesmo nome.
O pai de família foi erroneamente confundido com um assaltante que cometeu um crime a mão armada, sendo assim detido na ocasião.
Richard Anthony Jones, de Kansas City, Kansas, Estados Unidos, foi libertado e recebeu 1,1 milhões de dólares, o equivalente a 5,6 milhões de reais em compensação depois que o juiz declarou que sua condenação era infundada.
Jones havia sido preso em 1999 por um assalto à mão armada ocorrido em uma loja Walmart no ano anterior, depois que uma testemunha ocular disse que ele era o ladrão.
Mas durante uma audiência sobre seu caso em 2017, a mesma testemunha não conseguiu distinguir Jones de um homem chamado Ricky, que se parece muito com ele.
Jones morava do outro lado do Kansas, enquanto seu sósia morava onde o roubo aconteceu. Além de tudo, não havia evidências físicas, de DNA ou impressões digitais no assalto.
Depois de ser solto, Jones disse ao Kansas City Star: “Não acredito em sorte, acredito que fui abençoado.”
Jones havia apelado sem sucesso sobre seu caso por várias vezes. Mas em 2015 ele soube de um homem na prisão que se parecia com ele e até compartilhava seu primeiro nome.
Depois de perceber que este poderia ser o homem que cometeu o crime, Jones contatou o Midwest Innocent Project, uma organização sem fins lucrativos que fornece serviços jurídicos a pessoas condenadas injustamente.
Um advogado que trabalha no caso de Jones disse: “Ficamos chocados com a semelhança entre eles. Todo mundo tem um sósia, e felizmente encontramos o dele.”
Jones foi então libertado e reencontrou seus filhos, agora livre da prisão.
Ele disse: “No que diz respeito aos meus filhos, tem sido uma jornada difícil, mas agora eles estão em uma idade em que podem entender”.
Fonte: TheSun