Gêmeas siamesas que compartilham fígado, diafragma, parte do coração e intestino, iniciam tratamento para se separarem
Knatalye Hope e Adeline Faith Mata são gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo peito, pesando na época menos de 1,5 kg, quando foram entregues por cesariana no Pavilhão Infantil do Texas, no dia 11 de abril.
Hoje, aos cinco meses de idade e crescidas, o peso já subiu para quase 5 kg, e os médicos estão considerando realizar uma cirurgia para as meninas, que compartilham um fígado, diafragma, parte do coração e intestinos.
Dr. Stephen Welty, chefe de neonatologia no Centro Infantil do Texas, disse que as gêmeas serão provavelmente separadas quando atingirem os oito meses de idade.
Os médicos disseram que o objetivo agora é que os bebês continuem a crescer e ganhar peso.
Na página YouCaring, da família, foi explicado que os médicos vão utilizar expansões de tecido para esticar a pele das meninas, em preparação para a cirurgia. Vai demorar até dois meses para a pele esticar o suficiente para cobrir a área, depois que elas forem separadas.
Após a separação, as meninas vão passar por reabilitação para aprender a equilibrar, engatinhar e andar.
Seus pais, Elysse e John Mata de Lubbock, que têm um filho mais velho, de cinco anos de idade, chamado Azarias, descobriram que teriam gêmeas siamesas durante um ultrassom em janeiro.
“Eu fiquei sem palavras, foi inesperado,” disse o pai.
A família mudou-se de Lubbock para estar mais perto do hospital em Houston, e o trabalho do pai foi transferido para ajudá-lo a cuidar dos filhos e a esposa na região.
Fonte: Daily Mail