Gatos de estimação em casa fazem crianças terem baixo rendimento na escola, afirma estudo
Possuir gatos de estimação em casa é uma má ideia quando se tem crianças em casa, como sugerem um novo estudo.
Um parasita transmitido nas fezes do animal pode prejudicar seriamente o desempenho escolar das crianças, segundo estudo da Universidade de Iowa e da Universidade Internacional da Flórida.
O toxoplasma gondii tem sido associado a uma diminuição da capacidade de leitura e memória reduzida em crianças em idade escolar, após testes serem feitos em 1.755 crianças com idade entre 12 a 16 anos.
O mesmo parasita também foi associado à esquizofrenia em estudos anteriores.

O toxoplasmose gondii infecta milhões de pessoas (cerca de um terço da população do mundo) e é muitas vezes transmitido por gatos de estimação – e se espalham através do contato com fezes.
Até agora, as pessoas mais saudáveis sofreram efeitos adversos do parasita – embora em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos possam chegar a uma condição cerebral fatal.
O parasita é encontrado no cérebro, bem como nos músculos, e estudos em ratos mostraram que infecção provoca mudanças de personalidade.
Os pesquisadores dizem que “os resultados sugerem que toxoplasma gondii está associado com o pobre desempenho em leitura e memória verbal prejudicada.”
Futuros estudos longitudinais são necessários para confirmar estas descobertas e pesquisa podem incluir ensaios para confirmar uma possível eficácia da suplementação de vitamina E para melhorar o comprometimento cognitivo hipoteticamente associado à infecção.
Fonte: Metro