Facebook revela patente que permite deixar com que menores de 13 anos usem a rede social
Mais de 7,5 milhões de crianças de todo o mundo com idades inferiores a 13 anos mentem para conseguirem utilizar o Facebook. A ideia da rede social, porém, é tentar conter essa atitude.
Em 2012, o Facebook registrou uma patente que tornaria o processo de uso da rede mais legítimo, buscando a aprovação dos responsáveis pelos menores de 13 anos para que pudesse utilizar a ferramenta social. O pedido só veio a público na última semana, e tem causado um alvoroço entre defensores dos direitos das crianças.
“Nós não temos a ciência adequada e investigação social para avaliar os possíveis prós e contras que a plataforma de mídia social pode causar nos adolescentes”, comentou James Steyer, presidente-executivo do grupo de defesa da criança Common Sense Media.
Segundo a patente, quando um usuário menor de 13 anos tentar acessar o site ou executar ações sobre ele, o Facebook vai pedir autorização dos pais do usuário. A medida ocorreria após tal criança ter adicionado o perfil de seus pais como tendo uma relação parental.
A criança diria ao Facebook quem são seus pais antes que o site execute uma verificação de validade na conta do pai, confirmando a relação e a idade do usuário. Após a verificação bem sucedida, o serviço online permite que o usuário identificado autorize o relato ou ação da criança na rede social.
A patente foi arquivada em 2012. No período, o Facebook pesquisava quantas crianças menores de idade acessavam o site.
Fonte: Daily Mail