Exercitar-se 2 vezes por semana é suficiente para reduzir riscos de morte, revela estudo
Um estudo revelou que exercitar-se duas vezes por semana é o suficiente para reduzir os riscos de morte.
O estudo recente revelou que praticar exercícios físicos no fim de semana pode ser suficiente para reduzir o risco de morte prematura. Os “guerreiros de fim de semana”, ou seja, aqueles que se exercitam duas vezes por semana, mostraram-se tão saudáveis quanto aqueles que praticam exercícios diariamente.
A pesquisa demonstrou que dedicar pelo menos duas horas e meia de atividade física no fim de semana reduz o risco de ataque cardíaco em 27% em comparação com pessoas inativas. O Dr. Patrick Ellinor, do Hospital Geral de Massachusetts em Boston, enfatizou que mesmo a atividade física concentrada em um ou dois dias pode melhorar significativamente os resultados cardiovasculares.
Doenças cardíacas e circulatórias afetam cerca de 7,6 milhões de britânicos, sendo responsáveis por mais de 160.000 mortes por ano, representando um quarto de todas as mortes no país. A doença cardíaca coronária é uma das mais comuns e aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames.
A pesquisa, publicada no JAMA, é a maior realizada até o momento para avaliar especificamente como o momento dos exercícios pode afetar a probabilidade de complicações cardiovasculares.
Exercitar duas vezes por semana
Os pesquisadores acompanharam os níveis de atividade física de 89.000 adultos por uma semana, utilizando rastreadores de movimento entre 2013 e 2015.
Os resultados mostraram que um terço dos participantes era inativo, gastando menos de 150 minutos por semana em atividades físicas moderadas a vigorosas. Cerca de 40% eram “guerreiros ativos de fim de semana”, realizando mais de 150 minutos em um ou dois dias.
Comparados aos inativos, aqueles que distribuíram seus exercícios ao longo de mais dias tiveram 35% menos chances de sofrer um ataque cardíaco. Os “guerreiros de fim de semana” apresentaram 38% menos risco de insuficiência cardíaca e 21% menos probabilidade de sofrer um derrame. Isto em comparação com um risco 17% menor naqueles que espalharam seus exercícios.
Essa pesquisa reforça a importância de realizar atividades físicas regularmente, mesmo que seja concentrada no fim de semana. Isso para manter a saúde cardiovascular e reduzir o risco de complicações graves. A adoção de um estilo de vida ativo pode trazer benefícios significativos para a qualidade de vida e longevidade.
Fonte: TheSun