Ex-faxineira volta a trabalhar em escola que ela limpava, mas agora como professora
Uma ex-faxineira voltou para trabalhar em uma escola que ela limpava, porém como professora.
Roseli Kusster, aos 45 anos, é uma moradora de Rancho Queimado, interior de Santa Catarina, que encontrou na educação uma forma de mudar sua vida. Após terminar um relacionamento aos 32 anos, ela se mudou para a capital do estado em busca de novas oportunidades.
Até então, Roseli havia estudado apenas até a 4ª série do ensino fundamental. Em Florianópolis, ela começou a trabalhar na área da limpeza, conseguindo um emprego como serviços gerais em uma escola de São José. Lá, ela foi incentivada a retomar os estudos e matriculou-se na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para concluir o segundo grau através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Ex-faxineira se dedicou
Com o apoio de uma colega de trabalho, Roseli finalizou o segundo grau e decidiu cursar a faculdade para ajudar alunos com deficiência, já que é mãe de um menino de 10 anos com diagnóstico autista. Em fevereiro de 2022, ela deixou seu trabalho como auxiliar de serviços gerais na escola e, três meses depois, retornou como professora em caráter temporário.
“A educação mudou tudo ao meu redor e me inspirou. É fundamental para mim. É um clichê, mas é verdade: a educação muda nossas vidas e nos ajuda a realizar nossos sonhos”, declarou Roseli. Para ela, a escola era um lugar especial, com a professora, o giz no quadro e a borracha despertando sua paixão pelo aprendizado.
A trajetória de Roseli mostra como a educação pode ser transformadora e abrir portas para novas oportunidades. Para aqueles que, como ela, buscam mudanças em suas vidas, é importante lembrar que nunca é tarde para investir na educação e buscar novos caminhos.
Fonte: Refletir para Refletir