Estudo afirma que baratas têm personalidade própria
Segundo pesquisadores da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, as baratas não são todas iguais, já que apresentam grande gama de personalidade, passando de tímidas até fortes.
O estudo das personalidades foi realizado quando vários insetos (Periplaneta americana) foram colocados dentro de uma arena com dois discos de plásticos escuros, que eram usados como abrigos.
O ecologista do comportamento da universidade, Isaac Planas-Sitja, que realizou o estudo, partiu do ponto de pensamento que indica que as baratas não descansam quando estão expostas à iluminação.
Desta forma ele analisou como elas respondiam ao serem submetidas a uma claridade repentina.
Algumas delas procuraram abrigo imediatamente, enquanto outras ficaram por mais tempo. A situação fez o estudioso concluir que as baratas apresentam diferentes configurações de personalidade.
Grupos de 16 baratas colocadas na arena normalmente fugiam e procuravam abrigo, mas isto não foi visto em todos os testes.
Os cientistas acreditam que a variedade de estilos de vida de baratas contribui para a evolução de sua espécie. A pesquisa teve seus resultados divulgados na revista científica “Proceedings of the Royal Society B”.
Fonte: Metro