Estado Americano se prepara para implantar caixas públicas onde mães sem condições financeiras podem abandonar seus bebês com segurança
Uma caixa semelhante a uma de correios vem causando polêmica após ser instalada no estado de Indiana, EUA, para ser usada por mães que desejam abandonar seus bebês de forma anônima e segura.
O estado americano pode ser o primeiro do país a permitir que bebês sejam abandonados em caixas de forma legal, em uma tentativa de evitar perigo para crianças abandonadas.
Claro que para isso acontecer é necessário que o projeto de lei, que foi aceito por unanimidade na Câmara local, seja também aprovado pelo Senado do estado.
Os defensores do projeto dizem que é a ideia é uma progressão natural das leis “porto seguro”, que descriminalizam o abandono de bebês ilesos de forma particular.
Caixas de bebês como esta já estão sendo usadas em algumas regiões da Ásia e da Europa. Na Alemanha ela já existe há 100 anos.
Mas críticos argumentam que elas tornam mais fácil o abandono de uma criança, mesmo que as mães estejam em dúvida sobre cometer ou não o ato.
A caixa de protótipo possuem sistema de arrefecimento e sensores que disparam alarmes quando são abertas e novamente quando um peso é detectado dentro delas. Há também outro que as próprias mães acionam para alertar sobre a presença da criança no local.
Fonte: Metro