Endereço de e-mail é decisivo na contratação para vaga de emprego, afirma estudo
Pesquisadores fizeram um experimento em que criaram e-mails falsos com nomes simples e menos comuns a fim de saber se eles influenciavam na contratação de candidatos a vagas de emprego.
A pesquisa mostrou que os e-mails considerados “bonitos” ou “engraçados”, ou mesmo aqueles que contêm formas não convencionais, têm uma menor chance de conseguir um emprego.
Constatou-se que a situação pesquisada tem o mesmo efeito negativo aos recrutadores como das pessoas que possuem erros de ortografia em um currículo.
O estudo foi realizado no Departamento de Psicologia Social e Organizacional na Universidade VU, de Amsterdã, na Holanda.
Pesquisadores criaram seis currículos fictícios, com e-mails variados, porém com os mesmos níveis de escolaridade, experiência de trabalho e idades.
Eles pediram a 73 recrutadores com idade entre 20 e 65 anos para preencherem uma pesquisa online para avaliação dos seis “candidatos” para o trabalho.
Os resultados mostraram que os recrutadores, de fato, levam em conta a formalidade na contratação.
Os “formais” foram preferidos na maioria dos casos.
Você poderia preencher todos os requisitos em termos de experiência, educação e habilidades na a realização de um trabalho, mas se o seu endereço de e-mail fosse muito informal poderia perder a vaga.
Fonte: Daily Mail