Elefante que perdeu perna em mina terrestre ganha prótese para voltar a levar vida normal
Mosha, elefante fêmea que perdeu parte de uma das pernas aos 7 meses de vida na explosão de uma mina terrestre na fronteira de Myanmar com a Tailândia, agora usa uma prótese para caminhar.
Membros da fundação “Friends of the Asian Elephant Foundation”, em Lampang, Tailândia, onde o animal vive, contaram que a perda da pata sobrecarregou severamente a elefanta nas costas e também nas patas restantes.
Com isso resolveu-se fazer a prótese, mas à medida que o elefante cresce é necessária que uma nova tome o lugar da antiga.
Mosha está na nona prótese desde 2007. Quando foi ferida ela pesava cerca de 590 quilos e agora pesa cerca de 2.000.

Outro elefante, Motola, que também é uma vítima de mina terrestre, foi outro a receber uma prótese. O animal não se adequou bem à nova perna porque sua lesão se torna desconfortável quando ele usa a prótese. Motola foi ferido em 1999.

As fronteiras da Tailândia e Myanmar ainda possuem muitas minas terrestres não detonadas, após décadas de conflito. De acordo com a “Friends of the Asian Elephant Foundation”, muitos elefantes são feridos por minas terrestres, especialmente os animais utilizados na extração de madeira, já que trabalham próximos às fronteiras.






Fonte: Buzzfeed