Cirurgiões reconstroem rosto de cadela após donos cortarem seu focinho com facão
Aos cinco anos de idade, a cadela Fresa foi encontrada enquanto vagava pelas ruas da Cidade do México com um ferimento no rosto, devido ao ataque de donos anteriores que cortaram parte de seu focinho com um facão.
Vizinhos que encontraram o animal, o levaram para o abrigo de cães Santuario Milagros, na periferia da cidade, depois de ver que ela precisava de cuidados médicos urgentes.
A cadela, cujo nome significa morango, em Inglês, era incapaz de respirar pelo nariz, e o cirurgião Jesus Paredes foi obrigado a operá-la.
A cirurgia de três horas fez com que Fresa tivesse os lábios reconstruídos usando outros retalhos de pele, que foram retirados de sua mandíbula.
O procedimento também permitiu que ela fosse capaz de respirar pelas narinas novamente.
Fresa, que continua a ser cuidada pelo abrigo, está se recuperando bem e aprendeu a beber água usando seus novos lábios.
O caso vem depois de no mês passado, o americano Stephen McGarva falar sobre cães sendo cortados com facões e serem abandonados em San Juan, Porto Rico. Em seu novo livro ele disse encontrar cães abandonados e abusados nas praias da ilha.
Acredita-se que os cães na ilha são considerados pragas para a indústria do turismo local.
Fonte: Daily Mail