Cientistas afirmam que beber café pode ajudar a prevenir obesidade
Um novo estudo identificou um composto químico na bebida com cafeína, que ajuda a prevenir alguns dos efeitos nocivos do excesso de peso.
O ácido Cholorgenic, ou CGA, reduziu significativamente a resistência à insulina e acumulação de gordura no fígado de ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura.
Os roedores foram colocados em uma dieta rica em gordura durante 15 semanas, e nesse período os cientistas da Universidade da Georgia injetavam uma solução CGA duas vezes por semana.

Eles descobriram que a CGA não só foi eficaz na prevenção do ganho de peso, mas também ajudou a manter os níveis normais de açúcar no sangue além de um fígado saudável.
O autor principal da pesquisa, doutor Yongjie Ma, disse: “Estudos anteriores demonstraram que o consumo de café pode reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Nosso estudo expande esta pesquisa, olhando para os benefícios associados a este composto específico, que é encontrado em grande abundância no café, mas também em outras frutas e vegetais como maçãs, peras, tomates e blueberries.”
Durante os últimos 20 anos, tem havido um aumento dramático da obesidade pelo mundo.
Os efeitos secundários comuns da obesidade, além do ganho de peso, são um aumento da resistência à insulina e uma acumulação de gordura no fígado. Quando não tratadas, essas doenças podem causar diabetes e má função hepática.
Mas os pesquisadores disseram que a CGA por si só não é uma cura para a obesidade. Manter uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente ainda são os melhores métodos para reduzir os riscos associados à obesidade.
Os ratos no estudo receberam uma dose elevada de CGA, maior do que um ser humano poderia absorver através do consumo regular de café ou uma dieta rica em frutas e legumes.
Mas os cientistas acreditam que a CGA pode fornecer a base para um tratamento para aqueles que precisam de ajuda extra para enfrentar o seu peso.
Eles disseram que são necessárias mais pesquisas para desenvolver uma formulação CGA melhorada especificamente para o consumo humano. O estudo foi publicado na revista Pharmaceutical Research.
Fonte: Daily Mail