Beber Coca-Cola e Pepsi pode aumentar a testosterona e os testículos, revela estudo
Uma pesquisa revelou que beber Coca-Cola e Pepsi pode aumentar o tamanho dos testículos e a produção de testosterona.
Pesquisadores da Universidade Northwest Minzu, na China, decidiram determinar o impacto das bebidas carbonatadas sobre a fertilidade.
A equipe primeiramente notou que estudos anteriores sugeriram que o consumo de refrigerante pode ter um efeito prejudicial nas funções reprodutivas, como redução na contagem de espermatozoides.
O estudo mais recente baseou-se em testes em animais – especificamente ratos – e descobriu que o hormônio masculino realmente aumentou, além dos testículos ficarem maiores.
Um grupo primeiramente recebeu apenas água e os demais grupos do teste beberam níveis variados de Coca-Cola e Pepsi durante um período de 15 dias.
Os cientistas monitoraram os camundongos por meio de exames de sangue, além de medirem o peso e o diâmetro dos testículos.
Os ratos que tomaram as bebidas com gás viram seus testículos “aumentarem significativamente” durante o período do experimento. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Acta Endocrinol.
O que dizem os pesquisadores
Um dos autores do estudo escreveu: “O resultado demonstrou que uma alta dose de Pepsi ou Coca-Cola pode promover o crescimento e o desenvolvimento dos testículos”. Mas eles ainda acrescentaram: “As concentrações de testosterona sérica em todos os camundongos foram aumentadas após o tratamento com Pepsi-Cola e Coca-Cola”.
Portanto, isso “indicava que altas doses de Pepsi e Coca-Cola poderiam melhorar a secreção de testosterona em camundongos machos”.
“Em conclusão, beber Coca-Cola e Pepsi-Cola pode promover o desenvolvimento dos testículos, aumentar a secreção de testosterona e aumentar as concentrações séricas de EGF.
“Nossas descobertas forneceram a base científica para a compreensão completa dos efeitos das bebidas carbonatadas e seu mecanismo no desenvolvimento e nas funções reprodutivas dos seres humanos, mas também beneficiam a prevenção da disfunção da próstata e do câncer”.
Os pesquisadores, no entanto, reiteraram que suas descobertas contradizem estudos anteriores. Uma pesquisa havia envolvido 2.500 homens para descobrir que a quantidade de esperma foi reduzida em 30% depois de beber uma bebida carbonatada de um litro todos os dias.
Fonte: Mirror