Asteroide com poder devastador corre risco de colidir com a Terra nesta quinta-feira (14)
Um asteroide enorme lançado no espaço é temido por ser uma ameaça de colisão com a Terra, e passará por nós hoje.
O Asteróide 1999 FN53 irá passar próximo (o que esperamos) da Terra nesta quinta-feira, 14 de maio.
O gigantesco míssil de quase uma milha de extensão vai passar mais perto do que outros asteroides anteriores, que provocaram pânico no planeta.
Astrônomos preocupados advertiram que o 1999 FN53, que é um oitavo do tamanho do Monte Everest, vai roçar a Terra.
Uma colisão seria nada menos do que catastrófica destruição em massa desencadeante, com terremotos e risco de extinção global.
O asteroide tem mais de dez vezes que outros meteoritos atualmente visíveis no radar Near Earth Object da Nasa.
Especialistas alertam que uma colisão provocaria uma explosão semelhante a de milhões de megatons de TNT, e seria capaz de matar 1,5 bilhões de pessoas.
Bill Napier, professor de Astronomia na Universidade de Buckinghamshire, disse que um impacto causaria uma destruição inimaginável.
Ele disse: “As pessoas estão preocupadas com um impacto de um asteroide muito grande, e o impacto de algo desta escala seria nada menos do que global.”
O asteroide está se aproximando da Terra com 50 vezes mais velocidade que um jato jumbo e duas vezes mais rápido que um foguete espacial.
Apesar de vários milhões de milhas de distância, astrônomos temem um ligeiro desvio a partir da sua órbita que possa colocá-lo em rota de colisão com nosso planeta.
Fonte: TribunaHoje