Aldeia inteira é atingida por misteriosa doença que deixa moradores dormindo por vários dias
Uma aldeia inteira vem sofrendo de uma misteriosa doença que faz com que toda a população adormeça durante dias.
Peritos foram enviados ao local na vila de Kalachi, no norte do Cazaquistão, para verificarem a condição que faz com que os moradores durmam por vários dias.
Examinando os moradores na aldeia apelidada de “sono vazio”, os médicos descobriram que elas vem sofrendo com excesso de líquido no cérebro, ficaram confusos sobre as causas para isso acontecer.
O especialista médico dr. Egor Korovin, que examinou alguns dos sofredores, disse: “Em termos médicos eles estão sofrendo de encefalopatia, uma doença do cérebro, mas a causa é desconhecida.”
Depois de quatro anos de exames e milhares de testes, cientistas finalmente encontraram a origem para o sono: gás radônio.
Os cientistas da Universidade Politécnica de Tomsk concluíram que as antigas minas locais eram as culpadas após a exclusão de uma misteriosa doença causada por um vírus ou bactérias.
A vila foi construída perto de antigas minas de urânio da era soviética, que estão agora abandonadas, mas embora não tenham deixado os níveis de radiação perigosos, o legado permanece.
O radônio é um elemento químico que, apesar de radioativo, é um gás nobre incolor, inodoro e insípido, que ocorre naturalmente como um produto proveniente do decaimento indireto de urânio.
Depois que a causa foi identificada, funcionários do governo local disseram que estavam considerando planos para mover toda a aldeia, já que é impossível enfrentar a causa na raiz do problema.
Fonte: Mirror