Saiba como sobreviver a um acidente aéreo
Existem muitas pessoas que têm medo de viajar de avião, isso porque muitas acham que podem sofrer um acidente aéreo e não sobreviver a ele.
Nós sabemos que as chances de uma aeronave cair são baixíssimas, mas que elas existem. Então, o ideal é que estejamos preparados para lidar com a situação.
Pensando nisso, trazemos este post com algumas informações importantes sobre como sobreviver a um acidente aéreo.
Confira:
Preparando-se para o voo:
1. Vista-se de forma confortável, pois em caso de queda você precisará se manter aquecido. Utilize roupas que cubram a maior parte do corpo, para evitar queimaduras e ferimentos. Evite roupas muito soltas, que possam ficar presas a objetos. Escolha roupas de algodão ou lã, pois são menos inflamáveis.
2. Utilize sapatos adequados, já que sandálias ou saltos dificultam a movimentação rápida caso haja um acidente.
3. Sente-se na cauda do avião, já que este é o local com maiores taxas de sobrevivência (cerca de 40% mais altas do que os demais lugares). Prefira os assentos mais próximos de alguma saída.
4. Leia o cartão de segurança e escute ao discurso de segurança pré-voo. Jamais ignore essas informações, pois elas podem ser vitais. Caso se sente em um local de saída, estude a porta e aprenda como abri-la para o caso de precisar.
5. Conte o número de assentos entre você e a fileira de saída, e veja a saída mais próxima. Caso o avião caia e o ambiente fique pouco visível, você poderá tatear os assentos até chegar à saída. Para ficar mais fácil, anote o número de assentos que o separam de deixar a aeronave.
6. Permaneça sempre com o cinto de segurança apertado, pois cada centímetro de folga pode triplicar a força que você sentirá na queda. Posicione o cinto sobre sua pélvis, pois essa parte aguentará melhor o impacto do que seu estômago. Não o tire mesmo se for dormir.
Preparando-se para o impacto:
1. Tente analisar a situação e determinar em qual ambiente o avião vai aterrissar. Se for na água, é preciso colocar o colete salva-vidas, se for em ambiente frio, pegue cobertor ou uma jaqueta para se manter aquecido.
2. Prepare seu espaço caso perceba o acidente. Volte seu assento para a posição original e afaste objetos soltos que possam representar perigo, verifique sua jaqueta e amarre bem os sapatos. Fique em uma das posições padrão para sobreviver: em ambas, você precisará ficar com os pés encostados no chão e um pouco para trás, para amenizar possíveis lesões.
3. Encoste no assento à frente, posicione uma mão com a palma para baixo na parte de trás do assento e cruze a outra mão sobre a primeira com a palma também virada para baixo.
4. Mantenha a calma: lembre-se de que você precisa ser racional para ter chance escapar com vida.
5. Em casos de queda na água, coloque o colete salva-vidas, mas não o infle, caso faça isso, poderá ficar preso no avião. Primeiramente tente sair e depois acionar o colete.
6. Coloque a máscara de oxigênio antes de ajudar as outras pessoas. Lembre-se de que em alguns casos em que a cabine fica comprometida, você só tem 15 segundos para respirar antes de perder a consciência, e que você só conseguirá ajuda alguém se estiver consciente.
Sobrevivendo à queda:
1. Proteja-se da fumaça com um pano, se ele estiver úmido é ainda melhor. Outra possibilidade é se abaixar para ficar abaixo do nível da fumaça, já que ela pode causar desmaios.
2. Tente sair do avião o mais rápido possível. Caso haja fogo e fumaça, você terá menos de 2 minutos para fazer isso. Lembre-se de escolher uma saída segura.
3. Ouça sempre com atenção as instruções dos comissários, pois eles são treinados para lidar com situações deste tipo.
4. Não tente resgatar seus objetos, pois isso poderá atrasá-lo. Portanto preocupe-se com isso depois.
5. Mantenha uma distância segura do local do acidente, pelo menos 150 metros, já que há riscos de explosões a qualquer momento.
6. Permaneça no local, e verifique o que é necessário fazer. Cuide das suas feridas e ajude outras pessoas se necessário. O mais importante é manter a calma.
7. Aguarde o resgate e não saia do local para procurar ajuda, pois as pessoas irão procurar as vítimas primeiramente no lugar do acidente.
Dicas:
1. Guarde as bagagens abaixo do assento à sua frente, isso ajuda a evitar que suas pernas se prendam embaixo dele.
2. Fique na posição até que o avião pare totalmente.
3. Só carregue os objetos que estão na sua mão.
4. Há um cartão de segurança dentro do bolso do assento a sua frente.
5. Caso tenha uma almofada, use-a para proteger a cabeça.
6. Se possuir um celular à mão, ligue para a emergência.
7. Elimine os objetos afiados, como lápis, canetas e outros, dos bolsos antes da queda.
8. Lembre-se de soltar o cinto após a queda.
9. Se for na água, tire os sapatos e o excesso de roupas para ficar mais fácil nadar.
10. Caso não tenha água para umedecer um pano durante a inalação de fumaça, pode usar urina.
11. Escute sempre as instruções, e faça como a tripulação mandar.
12. Só infle o colete salva-vidas fora do avião.
13. Não consuma álcool antes ou durante o voo.
14. Não deite no chão do avião, pois você poderá ser pisoteado.
15. Evite usar tecidos sintéticos, já que podem derreter.
16. Jamais empurre outros passageiros, a saída precisa ser organizada.
Fonte: Wikihow