Como economizar água para evitar o racionamento
Para quem mora na cidade de São Paulo, a iminência de um racionamento de água é muito grande atualmente, e por esse motivo, saber como fazer para economizar água passou a ser algo fundamental.
Por isso, listamos aqui algumas dicas importantes, que poderão ser usadas no dia a dia, para que você consiga diminuir seu consumo de água e diminua também o desperdício, conseguindo, com isso, evitar o racionamento.
No banho e ao escovar os dentes
Pode parecer banal, mas desligar o chuveiro enquanto se ensaboa o corpo e desligar a torneira enquanto se escova os dentes ajuda em muito a reduzir o desperdício de água que pode ocasionar um racionamento.
Portanto, sempre que você for tomar banho, tenha em mente duas coisas: desligue o chuveiro quando for se ensaboar e procure reduzir o tempo do banho para algo em torno de 5 a 10 minutos.
Já com relação à escovação dos dentes, procure tomar uma medida simples: desligar a torneira enquanto faz a escovação, pois desse modo, não haverá pressa para realizar a higiene, e a economia será grandiosa!
Dar a descarga só quando realmente for necessário
Pode parecer nojento, mas em tempos de falta de água, é essencial que se tenha em mente que uma descarga chega a utilizar pelo menos 20 litros de água, o que pode ser um desperdício, se for usada para eliminar apenas uma urina.
Portanto, procure economizar dando a descarga após algumas sessões de urina, já que desse modo se economiza água e se elimina a necessidade de fazer um racionamento. Descarga, só depois de 3 ou 4 sessões de urina.
Não lave o carro nem a calçada
Nessa época do ano, com estiagem e com os reservatórios com níveis baixíssimos, é fundamental que se coloque na cabeça que algumas coisas que outrora eram corriqueiras, agora passaram a ser mais complicadas de serem feitas.
Uma delas é a lavagem do carro, que deverá ser feita em um lava rápido, e de preferência com lavagem a seco.
Portanto, nada de mangueira para lavar o carro na porta de casa, pois isso utiliza litros e litros de água de modo absolutamente inútil.
A calçada também não deverá ser lavada com a utilização de uma mangueira, pois com a falta de água, varrer a sujeira com um jato de água pode ser considerado crime, e estará sujeito à multa.
Portanto, se sua calçada estiver suja, procure substituir a mangueira pela boa e velha vassoura, pois com isso, não se gasta água à toa.
Plantas e jardins
Muita gente adora regar as plantas dos vasos e dos jardins, porém, nessa época de estiagem, o ideal é deixar isso para lá, pois antes eliminar a água das plantinhas do que eliminar a nossa água, não é mesmo?
Portanto, tenha em mente que as plantas terão de esperar, e caso chova um pouco, procure guardar a água da chuva em baldes e recipientes para reaproveitá-la regando as plantas.
E uma outra dica para evitar o desperdício: não regue as plantas durante a tarde ou na hora do almoço, pois o calor irá fazer com que a água evapore mais rápido, o que não é bom.