Calendário PIS 2023
O Calendário PIS 2023 já está disponível aos milhões de brasileiros interessados em receber o benefício.
O calendário do PIS 2023 já está disponível, e é exatamente ele que vamos trazer para você a partir de agora.
O calendário de pagamento proposto pelo Governo Federal que foi aprovado pelo Condefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) está disponível, mas nem todos os brasileiros sabem quando e quanto têm para receber.

Portanto trazemos um conteúdo com todas as informações acerca do calendário PIS 2023.
O que é o calendário PIS 2023?
O calendário PIS 2023 é um detalhamento sobre todas as datas de saques e prazos limite para que o trabalhador brasileiro possa receber os pagamentos que têm direito.
Dessa forma é bom se atentar às datas para que não corra risco de perder o prazo e consequentemente o dinheiro.
Mas antes de nos aprofundarmos nas datas, entenda o que significa o benefício.
O que é o PIS/PASEP?
O PIS (Programa de Integração Social) é um abono salarial que visa proporcionar amparo aos trabalhadores sobre o salário mínimo vigente.
O programa foi criado em 1970 e atualmente é pago pela Caixa Econômica Federal, através de depósitos mensais de empresas privadas no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o mesmo que custear o seguro-desemprego. Vale ressaltar que empresas públicas também pagam o benefício.
Assim, tanto PIS quanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) se tratam de contribuições que, depois de serem recolhidas pelas empresas, são transformadas em benefícios pagos a quem tem esse direito.
Quem recebe o PIS/PASEP?
Se você quer descobrir se tem direito a receber o PIS/PASEP, basta conferir se está dentro dos critérios necessários listados abaixo:
- Receber até 2 salários mínimos mensais;
- Ter trabalhado, no mínimo, 30 dias no ano-base;
- Ter trabalhado de carteira assinada por pelo menos 5 anos;
- Informar todos os seus dados de forma correta ao RAI (Relatório Anual de Informações Sociais).
Sobre os valores que receberá, é importante levar em consideração o salário mínimo vigente, ou seja, R$ 1.320,00. O valor recebido é proporcional aos meses trabalhados.
Como funciona o calendário PIS 2023?
Com tudo isso dito, podemos seguir para o calendário PIS 2023. Ele tem início no dia 15 de fevereiro indo até o dia 28 de dezembro de 2023. Mas apesar disso, não quer dizer que você estará apto(a) a receber o valor desde a primeira data.
Há, porém, a liberação do pagamento que leva em consideração o mês de nascimento de cada trabalhador. Dessa forma o valor só é liberado para uma parcela de beneficiários. Confira o quadro abaixo:

A data limite para receber o valor é a mesma, o dia 28 de outubro. Então fique sempre atento(a) ao prazo para não perder o direito ao benefício.
Quanto vou receber segundo o calendário PIS 2023?
O pagamento do PIS 2023 vai ser realizado segundo a quantidade de meses trabalhados no ano-base. Então, se você trabalhou durante todo o ano anterior, vai receber o PIS total de R$ 1.320,00. Contudo, se não tiver trabalhado o ano todo integralmente terá a conta feita em proporção aos meses que executou suas tarefas profissionais.
Veja a tabela abaixo:

Tenho direito ao PIS 2023?
Se você continua com dúvidas sobre ter ou não direito a receber o PIS 2023, é possível realizar uma consulta pelos canais:
- Site da Caixa;
- Aplicativo do Caixa Trabalhador;
- Telefone de atendimento da Caixa (0800 726 0207).
Contudo, se desejar pode ainda fazer a consulta por meio do número 158 ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.