Telhado verde: uma alternativa que vem ganhando adeptos pelo mundo
O parlamento francês aprovou uma lei que exige que todos os novos edifícios sejam construídos parcialmente cobertos por painéis solares ou telhados verdes.
A exigência já existia em algumas cidades da Europa, e a decisão trará um progresso significativo para o meio ambiente. Entre outros locais, a cidade de Copenhague (Dinamarca) já é caracterizada por promover ativamente a aplicação de “políticas verdes”, e a Suíça já implementou a Lei Federal de Telhados Verdes.
Na América podemos citar, por exemplo, a cidade de Buenos Aires (Argentina), com a Lei de Telhados e Terraços verdes, semelhante aos europeus, mas não obrigatório para todos os cidadãos – e a cidade de Toronto (Canadá), que implementou uma lei similar.
Telhado verde é um sistema artificial que fornece um espaço verde natural criado através da adição de plantas. Esse sistema é instalado nos telhados de prédios e cobre parte deles ou sua totalidade. As tecnologias utilizadas têm função ecológica, como a economia de energia, por exemplo.
O termo também é usado para indicar outras tecnologias “verdes”, como painéis solares fotovoltaicos ou módulos fotovoltaicos.
Fonte: Labioguia