O que quer dizer aquela linha preta que surge na unha?
Você já viu surgir uma linha preta na sua unha, dando um aspecto estranho a ela? Agora vamos desvendar de uma vez por todas o que isso quer dizer.
Para descobrirmos mais sobre isso precisamos da ajuda de Lisa Harrison. Se trata de uma manicure que ganhou destaque nas redes sociais depois de compartilhar a história de uma de suas clientes.
Segundo a manicure, a cliente tinha uma linha preta nas unhas e, ao ser questionada, a cliente disse que foi alertada de que o sinal poderia indicar falta de cálcio no organismo, uma bolha de sangue proveniente de uma possível pancada ou mesmo uma doença hereditária.
A cliente não aparentava estar preocupada, e certamente não sabia que a mancha poderia ser sinal bem mais grave. A ideia dela era apenas cobrir as unhas com o esmalte, mas Lisa a alertou de forma discreta, dizendo que ela precisava procurar um médico com certa urgência.
“Não queria assustá-la,” disse Lisa, “mas falei que ela precisava falar com um médico imediatamente”, de acordo com informações do jornal Extra.
Cliente procurou médico para saber mais sobre a unha preta
A cliente procurou ajuda médica e ligou posteriormente para a manicure para agradecer. Isso porque ela foi diagnosticada com um melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. No caso dela, o câncer já havia se espalhado para os nódulos linfáticos.
Lisa relatou a história nas redes sociais para servir de alerta a outras pessoas. Ela disse: “Por favor,” ela disse, “prestem atenção às anomalias nas suas unhas! As mudanças estranhas podem não ser nada com o que se preocuparem. Mas, às avezes, é uma indicação de uma doença muito grave. E por favor, fiquem de olho nas unhas, tanto os dedos dos pés como das mãos. O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença do mundo,” aconselha.
Por outro lado é bom ressaltar que manchas pretas nas unhas podem ser sinal de infecções causados por fungos, pancadas e fricções no local, medicação com antibióticos minociclina e AZT, usado no tratamento do HIV, além de doenças intestinais que resultam em pigmentação da boca e unhas.
Quando não tem ligação a nenhum dos motivos citados, pode ser o pior diagnóstico possível: o melanoma ou câncer de pele como do caso que Lisa contou.
Vale ressaltar que a mancha sempre aparece na vertical, costumando surgir em uma unha, algo como um sinal único e de tom mais escuro do que o restante da cor da unha. Se for descoberto com antecedência, a doença é altamente tratável.
Fonte: FatosDesconhecidos