O que acontece com os perfis dos internautas que morrem?
De acordo com estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), 102 pessoas morrem a cada minuto no mundo. Isso equivale a um total de 146.880 por dia. Tomando por base que 30% das pessoas do mundo usam redes sociais como o Twitter e Facebook, por exemplo, chega-se ao número de 45.532 perfis de usuários mortos por dia.
Os perfis ficam abandonados e quando familiares dos falecidos recebem notificações de aniversário deles, ou mesmo veem fotos, podem ter sentimentos que não gostariam, como o da dor da perda.
Então, lança-se a pergunta: o que acontece com a “vida online” dos usuários que morrem?
Alguns podem ter deixado os seus logins e senhas com alguém de confiança, para que desabilitem sua conta para o caso de uma morte.
Mas nem todos fazem isso. Nesse caso, é necessário saber das opções dadas por cada rede social. Caso você precise finalizar ou desativar tais redes, a lista abaixo mostra como fazê-lo.
1 – Facebook
Para o Facebook você precisa preencher um formulário e fornecer também uma comprovação da morte ocorrida, sendo uma notícia ou o registro do óbito. A partir daí, o perfil poderá ser transformando em um memorial ou mesmo ser removido.
2) Instagram
Qualquer usuário poderá comunicar sobre a morte da pessoa e transformar o perfil em memorial. No entanto, somente os parentes diretos podem pedir a remoção da conta.
3) Twitter
É exigida uma cópia da identidade da pessoa morta e o registro do óbito, para o caso de a remoção do perfil ser solicitada.
4) Contas Google
Para conseguir que e-mails, contas no YouTube, no Google+ ou qualquer outro serviço da Google sejam apagadas, é necessário o envio da documentação do óbito. Contudo, é deixado claro que mesmo com a apresentação desse documento não existe garantia por parte do site que a ajuda poderá ser prestada.
Fonte: MegaCurioso