Modelo negra recria famosas campanhas para destacar a falta de diversidade na indústria da moda
Deddeh Howard, de 27 anos, foi criada na Libéria. Ela é modelo, blogueira e estudante de medicina em Los Angeles (EUA).
Howard e o namorado, o fotógrafo Raffael Dickreuter, recriaram algumas famosas campanhas de moda do mundo, como por exemplo, Dolce & Gabbana e Victoria’s Secret, e nomearam a série de “Black Mirror”, classificando-a como uma “chamada por mais diversidade” na indústria da moda.
A modelo afirmou que teve a ideia depois que sofreu discriminação: “Agências geralmente me diziam: ‘Gostamos da sua aparência, mas já temos uma garota negra’. Mas por que deveria ser limitado a apenas uma garota negra? Poderia haver mais de uma!”
Ela ainda disse: “É como se eles [agências] tivessem vergonha de representar a diversidade. A situação foi muito dolorosa e me deixou insegura e mal comigo mesma”.
A série de fotos levou cerca de 3 meses para ser feita e quis mostrar que modelos negras também são tão lindas quanto as demais, e que também poderiam estar à frente de campanhas famosas.
Howard relatou achar “inacreditável” e “bizarro” que existam tão poucas modelos negras em revistas de moda. “Existem lindas modelos negras e elas não estão sendo representadas da forma como deveriam”, afirmou ela.
Dickreuter disse que eles trabalharam duro para que suas fotos correspondessem às campanhas reais com a maior precisão possível.
A motocicleta similar utilizada para recriar a campanha da Gucci, por exemplo, levou cerca de dois meses para ser encontrada.
A modelo também disse que encontrar as roupas e acessórios iguais foi “bem difícil”, mas que “valeu a pena”.
Howard contou ter ficado muito feliz com a recepção das pessoas à ideia. “As pessoas me disseram que sou uma inspiração para elas, e isso é surreal. Devemos continuar lutando pelo que acreditamos.”
Fonte: Buzzfeed